Exames oferecidos

Clínica Médica Isabel de Hugria

Eletrocardiograma

Exame de fácil execução que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca registrada em gráficos que serão interpretados pelo médico.

Pode detectar arritmias, alterações no tamanho do coração, infarto.

É realizado com o paciente deitado em uma maca, de barriga para cima, tendo ao lado um pequeno aparelho que constitui o eletrocardiógrafo.

Serão colocados eletrodos ou adesivos na pele do tórax, braços e pernas que captarão os estímulos elétricos do coração para interpretação pelo médico.

Clínica Médica Isabel de Hugria

Holter

Exame realizado por meio de um dispositivo portátil que fica acoplado na cintura do paciente por um período de 24 horas para o registro contínuo da atividade elétrica do coração.

Sua finalidade é detectar alterações do eletrocardiograma durante a atividade diária normal, correlacionando-as a eventuais sintomas relatados pelo paciente (Desmaios, palpitações, tonteiras, arritmias, controle após uso de medicações que afetem o sistema elétrico cardíaco).

Não há contraindicação para o exame, porém lesões na pele do tórax ou alergias podem dificultar o procedimento devido à necessidade de permanecer 24 horas com os eletrodos na região torácica.

Preparo:
Tomar banho antes do exame;
Não usar cremes na pele do tórax antes do procedimento;
Informar se é portador de marca-passo e trazer a carteirinha de identificação do aparelho para cópia das informações. A falta destas informações prejudica e até impede a análise e a interpretação do exame.

Orientações:
Não deitar sobre colchões ou travesseiros magnéticos.
Pode utilizar telefones celulares, micro-ondas e todos os equipamentos eletrodomésticos.

Clínica Médica Isabel de Hugria

M.A.P.A. – Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

Exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono.

Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

No dia e horário agendados, é feita a instalação do equipamento no paciente, que permanece com ele durante 24 horas.A cada 20 minutos o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida.Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software especialmente construído para esta função desenha um gráfico das pressões registradas nas 24h.

Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades” onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou, assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes.

Contraindicações:
Quando não é possível ajustar a braçadeira ao braço do paciente.
Valores muito elevados de pressão máxima, arritmias cardíacas ou Parkinson.

Preparo:
Tomar banho antes do exame, pois não é recomendada a retirada do aparelho durante o exame.
Trazer um cinto de sua preferência para colocação do monitor na cintura.
Trazer a lista de medicamentos em uso com dose e horários preconizados.

(31) 3721-2833 | (31) 98491-3955

Clínica Médica Isabel de Hungria

Rua Afonso Pena, 210 – Sala 321 – Centro
Conselheiro Lafaiete – Minas Gerais